top of page
66418053_m.webp

EXPLORANDO

O SISTEMA SOLAR

SATURNO

mercurio

Saturno

Saturno é o sexto planeta a partir do Sol e o segundo maior do Sistema Solar atrás de Júpiter. Pertencente ao grupo dos gigantes gasosos, possui cerca de 95 massas terrestres e orbita a uma distância média de 9,5 unidades astronômicas.

Visto da Terra, Saturno aparenta ser uma estrela brilhante no céu, facilmente visível. Somente após a invenção do telescópio, entretanto, descobriu-se seus anéis e satélites. Embora a qualidade dos instrumentos de observação tenha evoluído, o envio de sondas espaciais revelou detalhes sem precedentes. As sondas Pioneer 11Voyager 1 e Voyager 2 passaram próximas a Saturno, mas sua complexidade motivou o envio de um orbitador, a Cassini,[7][8] que levou consigo uma sonda, Huygens, que acabou por pousar na superfície de Titã.

Fontes: Wikipédia

Saturno (planeta) – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

informaçoes

Informações

Saturno é o segundo maior planeta do Sistema Solar, atrás apenas de Júpiter. Ambos pertencem ao grupo dos gigantes gasosos, de forma que possuem características similares. O planeta é formado predominantemente por hidrogênio e hélio, além de um provável núcleo rochoso. Saturno possui um raio de aproximadamente 58,2 mil quilômetros, equivalente a pouco mais de 9 vezes o raio da Terra. Sua massa, por outro lado, equivale a 95 massas terrestres. O planeta possui a menor densidade dentre todos do Sistema Solar, sendo de somente 0,7 g/cm3, menor que a massa específica da água. Consequentemente, a aceleração da gravidade no equador de Saturno (no nível de referência de 1 bar) é de 8,96 m/s², menor que a aceleração gravitacional terrestre. Embora não seja exclusivo de Saturno, seu sistema de anéis planetários é o mais proeminente do Sistema Solar. Embora seja o planeta com a segunda maior massa do Sistema Solar, corresponde a somente um terço da massa de Júpiter. Ainda assim, possuem dimensões relativamente próximas, o que é atribuído principalmente ao comportamento do gás hidrogênio.

o nome

O nome

800px-Polidoro_da_Caravaggio_-_Saturnus-thumb.jpg

Recebeu seu nome em homenagem a Saturno (em latim: Saturnus),  o deus romano da geração, dissolução, abundância, riqueza, agricultura, tempo, renovação periódica e libertação. Em desenvolvimentos posteriores, também se tornou o deus do tempo. Equivale ao deus grego Cronos. É um dos titãs, filho do Céu e da Terra. Com uma foice dada por sua mãe, mutilou o pai, Caelus ou Urano, tomando o poder entre os deuses.

Fonte: Wikipédia

autores

Autores

M. M.

Sou fofinha e desenho bem! 

M. R.

Sou fofinha e engraçada!

Projecto elaborado no âmbito do projeto de Robótica,

com a monitora Joana Gonçalves e o professor Jorge Gonçalves

Turma FZ8

Centro Escolar de Ferreira do Zêzere, Luís Ribeiro Pereira

Situado em Ferreira do Zêzere, sede do Concelho, está implantado numa área da vila junto das estruturas culturais e desportivas, ao lado da antiga escola primária. Recebe cerca de 300 crianças do pré-escolar e 1º Ciclo. Entrou em funcionamento em setembro de 2011. Possui 5 salas de Jardim, 9 salas de 1º Ciclo, gabinete de trabalho, biblioteca, sala de estudo, refeitório e instalações desportivas.
O nome deve-se ao anterior presidente da Câmara Luís Ribeiro Pereira, que no último mandato iniciou a construção do Centro.

© 2022 por Joana Gonçalves. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page